terça-feira, 24 de abril de 2012

Metodologia aplicada

Divisão do Trabalho:
O trabalho de PIPE 2, foi dividido em duas fases.
A apresentação do trabalho, e a confecção do blog. A apresentação ficou para Juliana Silva de Melo, e a realização do blog ficou a parte de Nayum Teixeira Cardoso.
Onde terá a apresentação como recurso para chamar a atenção dos alunos, de uma forma diferente, uma forma criativa, estimular o pensamento e a criatividade de cada aluno


Introdução:
O  tema que nos foi proposto foi Magnetismo, tema aplicado para uma turma de 9º ano do ensino  fundamental, assim mostrando princípios, modos, e experimentos,
Mostrará a aplicação do magnetismo, imãs, projetos de magnetismo, relação de magnetismo e a Terra, produtos que utilizam magnetismo, atração e retração de imãs.
Magnetismo  é um ramo da ciênica que estuda os materiais magnéticos, que possuem a capacidade de atrair ou repelir outros materiais.




Objetivo:
            Atrair a atenção dos alunos para que tenha uma compreensão e interesse sobre o assunto, uma curiosidade despertada como desenvolvimento critico, educativo e interativo ao mesmo tempo, tornando-os públicos concentrados com uma absorção do conteúdo aplicado eficaz.
Apresentar e discutir a idéia de campo magnético.
Ao final da aula, os alunos serão capazes de resolver exercícios sobre o tema, e terão noção clara dos efeitos do magnetismo.




Recursos didáticos:
            Slides
            Vídeos
            Imãs – para pratica
            Blog




Metodologia para ensino:

Mostrar a utilidade  do magnetismo, onde que ele é aplicado, levar os alunos a um universo paralelo de “viagem” para o conteúdo, fazendo com que se interessem  mais pela matéria, desenvolvam determinado apreço pelo conhecimento proposto.
Em pratica mostrar aos alunos que com ímãs pode se realizar brincadeiras, observar campo magnético ao redor do imã, e apresentar o tanto que ele pode nos oferecer, que pode ser uma pratica gostosa de ser realizada, e desenvolvida em grupo, que acontecimentos magnéticos podem ser maravilhosos.
            Propor um exercício de nível intermediário a ser realizado, mostrar vídeos e/ou trecho de filme (X-men, cujo mostra personagem baseado ao magnetismo), e mostrar curiosidades sobre o tema abordado pelo grupo, assim tentando abordar o Maximo do conteúdo e conseguir motivar os alunos sobre o tema


Conclusão:
Após ser realizado a apresentação da aula e do blog, fazer um roteiro sobre resultados abordados perante a aula, concluir se todos os objetivos que foram pré-escritos no plano foi realizado corretamente.



Referencias:
Ciências Novo Pensar  - Quimica e Fisica -  9. Ano, 8ª serie
Brasilescola.com
Mundoescola.com.br
Portalsaofrancisco.com.br
revistaescola.abril.com.br

Videos:
 youtube.com
 cenas do filme X-men

Imãs


  Quando se fala e m magnetismo a primeira coisa que vem em nossa mente geralmente são os imãs. Os imãs são objetos com capacidades de atrair e repelir o ferro. O imã é utilizado em diversas funções, uma delas é o som automotivo, quanto maior o imã maior a potencia e qualidade do som.
 A dois tipos de imãs: naturais e artificiais.
O próprio nome já diz, naturais é da natureza, a natureza cria, um exemplo é a magnetita, já os imas artificiais são os fabricados pelo homem, todos já vimos já geladeira da casa da vó um monte de uma na geladeira, aqueles são exemplos de imãs artificiais



Fonte: http://efisica.if.usp.br

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Efeito Magnético

O efeito magnético é aquele que se manifesta pela criação de um campo magnético na região em torno da corrente. A existência de um campo magnético em determinada região pode ser comprovada com o uso de uma bússola: ocorrerá desvio de direção da agulha magnética. Este é o efeito mais importante da corrente elétrica, constituindo a base do funcionamento dos motores, transformações, relés, etc.


Fonte: http://aprendendofisica.pro.br

domingo, 22 de abril de 2012



Foram criados super-herói a super-vilões com poderes magnéticos. O exemplo mais clássico, do filme X-men, o Magneto interpretado pelo ator Ian McKellen.

Exercícios

1 - Uma bússola pode ajudar uma pessoa a se orientar devido à existência, no planeta Terra, de:
a. um mineral chamado magnetita.
b. ondas eletromagnéticas.
c. um campo polar.
d. um campo magnético.

2 - Um ímã, com certeza, NÃO atrai:
a. uma arruela de ferro.
b. um prego.
c. uma lâmina de barbear.
d. uma panela de ferro.
e. uma caneca de alumínio.

3 - Uma espira circular é percorrida por uma corrente elétrica contínua, de intensidade constante. Quais são as características do vetor campo magnético no centro da espira?
a) É constante e perpendicular ao plano da espira.  
b) É constante e paralelo ao plano da espira.
c) No centro da espira é nulo. 
d) É variável e perpendicular ao plano da espira. 
e) É variável e paralelo ao plano da espira.



Gabarito:

1 - d
2  - e
3 - a


Fonte: PUC-MG

Espectro Eletromagnético

A imagem abaixo mostra a relação da frequencia e o comprimento de onda em algumas intensidades:


North American Eagle

O North American Eagle, é um modelo estudado mais de 10 anos, um exclusivo modelo de carro, porém com uma diferença, seu motor é de um  jato F-104 Starfighter,  que tem uma velocidade projetada para incriveis 1.287km/h. Ele possui diversos sistemas de frenagem, um deles é a ativação de freios magnéticos sobre as rodas traseiras, que funcionam da seguinte forma: Quando os outros sistemas de frenagem ja foram ativados e o veiculo chegou a 800km/h  ele ativa o freio sobre as rodas traseiras, para eliminar a energia cinetica acumulada nas rodas pesadas de 140 kg, que tendem a diminuir a velocidade mais lentamente do que a desaceleração do carro. Esses componentes feitos de ímãs raros na Terra (Neodímio Ferro Boro) são montados em suporte  de aço inoxidavel, no eixo traseiro, perto de cada roda,  Os suportes  se movimentam junto a um motor de aluminio, montado no interior do cubo da roda. A resistência magnetica resultante diminui a velocidade do carro para 160km/h.






Gas Turbine Engine Motor do jato utilizado



  Sistema de frenagem magnetica


Frenagem magnetica



Fonte: http://carros.hsw.uol.com.br/north-american-eagle2.htm