Divisão
do Trabalho:
O trabalho de PIPE 2, foi
dividido em duas fases.
A apresentação do trabalho, e a confecção do blog. A
apresentação ficou para Juliana Silva de Melo, e a realização do blog ficou a
parte de Nayum Teixeira Cardoso.
Onde terá a apresentação
como recurso para chamar a atenção dos alunos, de uma forma diferente, uma
forma criativa, estimular o pensamento e a criatividade de cada aluno
Introdução:
O tema que nos foi proposto foi Magnetismo,
tema aplicado para uma turma de 9º ano do ensino fundamental, assim mostrando princípios,
modos, e experimentos,
Mostrará a aplicação do
magnetismo, imãs, projetos de magnetismo, relação de magnetismo e a Terra,
produtos que utilizam magnetismo, atração e retração de imãs.
Magnetismo é um ramo
da ciênica que estuda os materiais magnéticos,
que possuem a capacidade de atrair ou repelir outros materiais.
Objetivo:
Atrair a
atenção dos alunos para que tenha uma compreensão e interesse sobre o assunto,
uma curiosidade despertada como desenvolvimento critico, educativo e interativo
ao mesmo tempo, tornando-os públicos concentrados com uma absorção do conteúdo
aplicado eficaz.
Apresentar
e discutir a idéia de campo magnético.
Ao
final da aula, os alunos serão capazes de resolver exercícios sobre o tema, e
terão noção clara dos efeitos do magnetismo.
Recursos
didáticos:
Slides
Vídeos
Imãs –
para pratica
Blog
Metodologia
para ensino:
Mostrar a utilidade do magnetismo, onde que ele é aplicado, levar
os alunos a um universo paralelo de “viagem” para o conteúdo, fazendo com que
se interessem mais pela matéria,
desenvolvam determinado apreço pelo conhecimento proposto.
Em pratica mostrar aos
alunos que com ímãs pode se realizar brincadeiras, observar campo magnético ao
redor do imã, e apresentar o tanto que ele pode nos oferecer, que pode ser uma
pratica gostosa de ser realizada, e desenvolvida em grupo, que acontecimentos magnéticos
podem ser maravilhosos.
Propor
um exercício de nível intermediário a ser realizado, mostrar vídeos e/ou trecho
de filme (X-men, cujo mostra personagem baseado ao magnetismo), e mostrar
curiosidades sobre o tema abordado pelo grupo, assim tentando abordar o Maximo
do conteúdo e conseguir motivar os alunos sobre o tema
Conclusão:
Após ser realizado a apresentação da aula e do blog,
fazer um roteiro sobre resultados abordados perante a aula, concluir se todos
os objetivos que foram pré-escritos no plano foi realizado corretamente.
Referencias:
Ciências Novo Pensar
- Quimica e Fisica - 9. Ano, 8ª
serie
Brasilescola.com
Mundoescola.com.br
Portalsaofrancisco.com.br
revistaescola.abril.com.br
Videos:
youtube.com
cenas do filme
X-men
A metodologia contém cópia, cópia é plágio. Todo o texto deve ser de autoria do grupo. Na metodologia também não tem a justificativa dos recursos que serão utilizados. Reescreva o texto.
ResponderExcluir