terça-feira, 24 de abril de 2012

Metodologia aplicada

Divisão do Trabalho:
O trabalho de PIPE 2, foi dividido em duas fases.
A apresentação do trabalho, e a confecção do blog. A apresentação ficou para Juliana Silva de Melo, e a realização do blog ficou a parte de Nayum Teixeira Cardoso.
Onde terá a apresentação como recurso para chamar a atenção dos alunos, de uma forma diferente, uma forma criativa, estimular o pensamento e a criatividade de cada aluno


Introdução:
O  tema que nos foi proposto foi Magnetismo, tema aplicado para uma turma de 9º ano do ensino  fundamental, assim mostrando princípios, modos, e experimentos,
Mostrará a aplicação do magnetismo, imãs, projetos de magnetismo, relação de magnetismo e a Terra, produtos que utilizam magnetismo, atração e retração de imãs.
Magnetismo  é um ramo da ciênica que estuda os materiais magnéticos, que possuem a capacidade de atrair ou repelir outros materiais.




Objetivo:
            Atrair a atenção dos alunos para que tenha uma compreensão e interesse sobre o assunto, uma curiosidade despertada como desenvolvimento critico, educativo e interativo ao mesmo tempo, tornando-os públicos concentrados com uma absorção do conteúdo aplicado eficaz.
Apresentar e discutir a idéia de campo magnético.
Ao final da aula, os alunos serão capazes de resolver exercícios sobre o tema, e terão noção clara dos efeitos do magnetismo.




Recursos didáticos:
            Slides
            Vídeos
            Imãs – para pratica
            Blog




Metodologia para ensino:

Mostrar a utilidade  do magnetismo, onde que ele é aplicado, levar os alunos a um universo paralelo de “viagem” para o conteúdo, fazendo com que se interessem  mais pela matéria, desenvolvam determinado apreço pelo conhecimento proposto.
Em pratica mostrar aos alunos que com ímãs pode se realizar brincadeiras, observar campo magnético ao redor do imã, e apresentar o tanto que ele pode nos oferecer, que pode ser uma pratica gostosa de ser realizada, e desenvolvida em grupo, que acontecimentos magnéticos podem ser maravilhosos.
            Propor um exercício de nível intermediário a ser realizado, mostrar vídeos e/ou trecho de filme (X-men, cujo mostra personagem baseado ao magnetismo), e mostrar curiosidades sobre o tema abordado pelo grupo, assim tentando abordar o Maximo do conteúdo e conseguir motivar os alunos sobre o tema


Conclusão:
Após ser realizado a apresentação da aula e do blog, fazer um roteiro sobre resultados abordados perante a aula, concluir se todos os objetivos que foram pré-escritos no plano foi realizado corretamente.



Referencias:
Ciências Novo Pensar  - Quimica e Fisica -  9. Ano, 8ª serie
Brasilescola.com
Mundoescola.com.br
Portalsaofrancisco.com.br
revistaescola.abril.com.br

Videos:
 youtube.com
 cenas do filme X-men

Um comentário:

  1. A metodologia contém cópia, cópia é plágio. Todo o texto deve ser de autoria do grupo. Na metodologia também não tem a justificativa dos recursos que serão utilizados. Reescreva o texto.

    ResponderExcluir